Notícias no Laboratório

Explosão em laboratório de química da UnB deixa dois feridos

Duas pessoas ficaram feridas em uma explosão no laboratório de pesquisas em combustíveis do Instituto de Qumíca da Universidade de Brasília (UnB), na tarde desta segunda-feira (8).
De acordo com coordenador do laboratório, professor Paulo Suarez, dois pesquisadores – uma estudante de graduação e um pesquisador do mestrado – foram atingidos por estilhaços de uma garrafa de vidro com capacidade para armazenar até um litro.
A garrafa teria explodido após uma reação química inesperada. "Nós ainda não sabemos o que ela misturou que provocou a explosão.

Japoneses afirmam ter criado novo elemento químico

Cientistas do Japão afirmam ter conseguido criar em laboratório o elemento químico de número atômico 113 (ou seja, que tem 113 prótons no seu núcleo) - que "faltava" na tabela periódica. Segundo o artigo divulgado no Journal of Physical Society of Japan, os pesquisadores do Centro Riken Nishina identificaram o 113 indiretamente, através de seis decaimentos alfa (ou seja, emitiu cinco partículas alfa, equivalentes ao núcleo do átomo de Hélio).
O novo elemento é considerado superpesado, ou seja, não é encontrado naturalmente na natureza e só pode ser feito em laboratório através de reatores nucleares ou aceleradores de partículas. Até agora, somente os Estados Unidos, Rússia e Alemanha haviam descoberto elementos superpesados.

Inaugurado complexo de laboratórios em Fortaleza

Foram inagurados  três novos laboratórios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O Laboratório Multiusuário de Química de Produtos Naturais (LMQPN), o Laboratório de Tecnologia da Biomassa e o Laboratório de Biologia Molecular. As unidades ampliam a capacidade analítica da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), Unidade Descentralizada da Embrapa. As novas estruturas, orçadas em R$ 13,4 milhões, contaram com recursos do PAC Embrapa, de emendas parlamentares e do tesouro nacional. A presidente em exercício da Embrapa, Vânia Castiglione representou o ministro Mendes Ribeiro Filho no ato de solenidade.

  O LMQPN é um laboratório de referência em química de produtos naturais para todas as unidades da Embrapa no País e para instituições parceiras. É o segundo laboratório multiusuário de referência da Empresa, ao lado do Laboratório de Bioinformática, na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP).

O objetivo do novo laboratório é utilizar as ferramentas da química para aproveitar os recursos naturais brasileiros no desenvolvimento de produtos como fitoterápicos, fármacos, pesticidas, fragrâncias, aromas, cosméticos, pigmentos naturais, embalagens  biodegradáveis, entre outros.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário