quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Estudo de caso: Acidente em laboratório químico

A permanência ou a manipulação de aparelhagem de uso básico em laboratório, exige o cumprimento rigoroso das regras e medidas de segurança em laboratórios de Química. Pois, os riscos de acidentes são iminentes e quando ocorrem, causam graves consequências, na maioria das vezes irreversíveis.
Numa prática com o emprego de ácido muriático (ácido clorídrico), a aluna Kivia Yara deixou cair sobre si o conteúdo do frasco de 200 mL, provocando queimaduras de primeiro e segundo grau em seu corpo. O que poderia ter sido evitado se Kivia em sua prática, tivesse dado a atenção especial às regras de segurança em laboratório, comportando-se de forma adequada para reduzir ao mínimo aquele acidente, que a vitimou?
Frente ao inesperado acontecimento, imediatamente o seu professor, Kaskuro Rhitche, tomou todas as medidas de urgência cabíveis na prestação de socorro. Kivia após um período de 35 dias de internamento hospitalar recebeu alta e passa bem. Mas, a sua falta de atenção e comportamento inadequado no laboratório, custou a própria vida. De acordo com o diagnóstico médico Kivia terá que passar por 3 cirurgias plásticas para reconstituir as áreas lesionadas, além de, sofrer com os traumas psicológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário